sábado, 24 de dezembro de 2011

Minha vida para a dança

Montar o espetáculo de dança "Uma Vida para a Dança" foi uma experiência diferente, porque esse espetáculo fala de mim; da minha experiência com a dança; dos meus sentimentos com a dança; os motivos que me fazem dançar; e porque escolhi essa profissão tão prazerosa mas ao mesmo tempo tão difícil.

Em primeiro lugar a dança dá sentido ao meu corpo... dá sentido aos meus pés.. sentido a minhas mãos... sentido aos meus movimentos..
Lembro que quando criança parava o que estivesse fazendo quando ouvia o som do liquidificador na cozinha.. para dançar a música que aquele aparelho doméstico produzia. Outro som que dançava e cantarolava era o da minha mãe lavando o feijão... acredite.. esses sons ecoam nos meus ouvidos até hoje!

Cada palavra do enredo de Uma Vida para a Dança fala um pouquinho de mim..

Hoje, como bailarina e professora de dança faço questão de transmitir aos meus alunos aquilo que a dança traz ao meu coração. Ter uma técnica perfeita é realmente muito lindo.. mas se a alma do bailarino não for exposta através de sensações e sentimentos.. todo o sofrimento para adquirir uma técnica perfeita não faz sentido.

A dança não é somente minha profissao.. mas também meu talento e minha adoração ao Deus que me dá vida...

A dança é minha profissão e meu ministério..
A dança é meu trabalho e minha adoração..
A dança é minha arte e minha vida..

Deixo aqui um pequeno trecho de "Uma Vida para a Dança":

"Quando era criança eu tinha um sonho... nesse sonho eu voava... eu flutuava... eu girava... girava... e girava até ficar tonta e perder o controle dos movimentos. Eu amava fazer isso... via as folhas das árvores dançando com o vento e imitava... ouvia sons de aparelhos domésticos e sapateava como se fosse música aos ouvidos.
Na inocência da liberdade criava meus passos, na ausência das canções ouvia minha música. Falava pouco.. dançava muito. Hoje minha dança é minha voz... minha dança são meus sentimentos... danço o chorar e danço o sorrir... danço o abraçar e danço o me afastar... danço a procura... danço o encontro... danço o abandono... danço o ganhar... danço o perder... danço o amor... danço a raiva... danço a tranqüilidade e a irritação... danço a guerra... danço a paz... danço o silêncio... Danço na música que tocar... danço ao autor da vida, minha inspiração... danço a vida... danço ao som das batidas do meu coração.
(...)
Danço porque a vida me encanta, o ir e vir no espaço me deslumbram. A tristeza e o mal-humor me assustam... as pessoas me surpreendem.. os sorrisos me apaixonam.. os pequenos detalhes me gritam... o cheiro da terra molhada me fascina... o som do piano e violão me hipnotizam.. a beleza do céu me tira do chão... meu mundo não é cor-de-rosa também tem verde, amarelo, azul e por diversas vezes é apenas preto e branco. Mas o que conta não são as cores e sim como você enxerga, ouve, sente, fala, toca e dança cada uma delas."

Aryanne Soares

Um comentário:

  1. quando a gente é criança... a gente nunca acha que sonhos tem ponto final.

    agora.. o momento é preto e branco...

    ResponderExcluir