sábado, 28 de agosto de 2010

Reformando o Coração

Nós estamos precisando de uma nova Reforma! Na época da primeira Reforma, a igreja estava vendendo terrenos nos Céus; nos dias de hoje, a igreja está vendendo terrenos na Terra. Naquele tempo, as pessoas ansiavam pelos tesouros dos Céus; hoje, as pessoas anseiam pelos tesouros da terra. No passado, a igreja institucional usava a Bíblia para enganar os fiéis; no presente, muitas instituições também usam a Bíblia para enganar os cristãos. Mudaram as épocas, os nomes das pessoas, as propostas, as regiões geográficas, mas a ganância, a vaidade, a ambição e as estratégias continuam sendo as mesmas.


Precisamos de uma nova Reforma não, primeiramente, nas instituições, mas, sobretudo em nossos próprios corações. A Bíblia precisa ser redescoberta, não nos púlpitos e nas plataformas, mas nos nossos quartos e momentos mais íntimos. Se naquela época, as pessoas eram enganadas porque tinham os olhos nos Céus, hoje, as pessoas são enganadas porque têm os olhos na Terra; se no passado, os cristãos eram iludidos porque não tinham a Bíblia em suas mãos, hoje, eles são iludidos mesmo tendo uma, duas, três ou mais Bíblias em casa. O problema não é a falta das Escrituras, mas, sim, a falta de leitura e meditação na Palavra de Deus. Os cristãos se tornaram acomodados e preguiçosos!

Nos dias de hoje, poucas são as pessoas que não se deixam levar pela preguiça intelectual; e muitos são os que preguiçosamente se assentam para ouvir a música ou a pregação de um outro. Muitos são os que só se alimentam daquilo que é regurgitado por outros; e poucos são os que, diante do Senhor, cavam as suas próprias cisternas a fim de beberem das águas mais límpidas. Muitos, sem o saber, já estão doentes, pois são muitos os que não mais têm fome e nem sede. Alimentam-se através de uma sonda, quando alguém lhes injeta algum tipo de alimento na alma.

Os sermões, as pregações e a adoração congregacional são fundamentais; mas eles jamais substituem o firme fundamento que é construído no trabalho solitário da leitura e meditação diária nas Escrituras, quando a pessoa pode se encontrar e relacionar-se intimamente com a Palavra que se fez carne, Jesus, o Pão do Céu, o desejado da nossa alma. A recomendação que Paulo deu a Timóteo é a mesma que ecoa pelas paredes dos séculos e reverbera nos nossos ouvidos: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2Timóteo 2.15 – RA).

Voltemos à Palavra e ao Testemunho!

Pastor Gustavo Bessa

2 comentários:

  1. Graça e Paz Aryanne

    Que história essa da família no México hein?
    Esta é uma das razões pela qual eu começo a questionar a posição da igreja evangelica brasileira, são tantos os confortos neste século que seria necessário talvez perder tudo para servirmos como a igreja do passado?

    Oremos, por causa da distância, pela dor, pela vontade de desistir, pela fraqueza deles, por nosso comodismo, oremos.

    Por um evangelho responsável, que leve homens ao arrependimento e a igreja em santidade.

    Edinelson Lopes
    MINISTÉRIO SIGA O MESTRE

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto...
    Eu me culpo quando percebo que existem muitos irmaos doentes dentro da igreja...percebo que estou orando pouco por eles, pecerbo que o Evangelho simples de Jesus esta ficando para traz e eu nao posso deixar isso acontecer, percebo que nos pulpitos as pregacoes sao sempre as mesmas..bencaos, prosperidade...(nao que eu nao creia que Deus tem o melhor pra mim, afinal eu sei que ele tem)...percebo que muitos lideres estao preocupados em encher os bancos da igreja independente da real situacao da pessoa diante de Deus...percebo que eu sou muito falha e que nao posso passar um dia se quer sem buscar a presenca de Deus em minha vida, pois, preciso testemunhar o EVANGELHO DE CRISTO...preciso enxergar meus irmaos doentes e ajuda-los a serem curados...preciso ensina-los a viver a VERDADE, e a minha VERDADE e a Biblia, mas para que eu posso ajudar, eu percebo que eu preciso viver essa VERDADE dia apos dia, antes e preciso que eu seja REFORMADA...

    ResponderExcluir